OS JOVENS NO PODER
O processo de formação dos jovens deve girar em torno dos elementos que lhes dão capacidade para agir sem conflitos entre a consciência e o comportamento.
Sobretudo na adolescência deve ser examinado o sistema de valores, normas e signos.
Nenhuma sociedade pode sobreviver sem estes três elementos.
Diante da evolução da tecnologia e do pensamento estes reguladores do fato social devem ser analisados criticamente em cada nova geração.
Nisto consiste a autonomia e a liberdade.
Cada geração tem o direito de reelaborar suas leis, suas crenças e seus códigos de comunicação.
A juventude é mais atitude que idade cronológica.
Todos os renovadores, psicologicamente, são adolescentes que brincam com a ordem constituída, tanto assim que se colocam em pontos estratégicos em que não se tenham de comprometer com a manutenção desta ordem.
O jovem é a abelhinha pentagonal.
A abelhinha queria mudar a forma tradicional de fazer os favos (hexagonal): o animal não critica nem projeta para o futuro.
O adolescente é que é a verdadeira abelhinha pentagonal: não está comprometido com a estrutura, podendo ser ludicamente criativo e crítico.
O comportamento da abelha é programado, o do adolescente é operatório.
O Poder é fundamentalmente conservador, de vez que é esta a sua função.
Se a juventude subisse ao Poder, subverteria o conceito histórico de ordem, criando uma “sociedade crítica” em que a mudança fosse o fator de estabilidade.
Como pode a gerontocracia (governo dos velhos) controlar a rebeldia da juventude?
Se a juventude conseguisse organizar-se em classe tomaria o poder por simples plebiscito.
Temos hoje um fortalecimento de gerontocracia contra a maré montante das várias faixas de juventude, abrindo-se um fosso que não é preenchido pela classe madura, que seria a ponte de ligação entre a gerontocracia e a juventude.
A juventude tem à disposição toda a informação que tradicionalmente era privilégio dos adultos. Os jovens têm a condição de assumir a nova tecnologia.
Mesmo sem escolaridade sistemática, qualquer jovem pode educar-se através da internet, tornando-se superior aos pais em informação.
Sabendo-se que informação é poder, a juventude informada torna-se poderosa.
Enquanto os adultos trabalham ou repousam, os jovens vão ao cinema, lêem livros e revistas, assistem à televisão, excursionam navegam na internet.
Devemos descobrir a forma de engajamento dos jovens no Poder. Assim haverá dentro da sociedade um PODER CRÍTICO que transformará o panorama social pela introdução da ludicidade na estrutura do comportamento adulto.
É tempo de os encarregados da ordem constituída deixar de serem tão trágicos e lúgubres para com as atitudes críticas e lúdicas.
Se aos jovens fosse dada a co-gestão da sociedade eles tornariam a revolução, a ludicidade e a renovação permanentes.
O que os jovens querem é dirigir o mundo:
Por que não permitir?
ELES FARIAM UM MUNDO MAIS ALEGRE E MAIS IMPREVISÍVEL...
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Muito bom esse artigo minha cara!Os jovens no fim das contas,sempre estão por tras de muitas mudanças na sociedade!Parabens!
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