terça-feira, 20 de abril de 2010

DIÁLOGO COM A COMUNIDADE

No dia 25 de março de 2010 representantes da empresa OSX reuniram-se com a Diretoria do CCPontal, para se fazer um contato prévio e preparatório para realização de uma reunião com a comunidade a fim de debater a instalação do OXS ESTALEIRO – SC, em Biguaçu – Santa Catarina. Entregou vários exemplares do RIMA – Relatório de Impacto Ambiental e pen-drive correspondente com o EIA – RIMA.
No do site do CCPontal (www.guiajurere.com/ccpontal) foi disponibilizado o Relatório de Impacto Ao Meio Ambiente para download.
A reunião com a comunidade, ficou marcada para o dia 06 de abril de 2010.

No dia 06 de abril de 2010, consultores e representantes da OSX apresentaram à comunidade da Praia da Daniela o projeto OSX ESTALEIRO, o qual encontra-se em fase de licenciamento. O empreendimento terá por objetivo a construção de navios e plataformas de petróleo e gás.

É previsto a construção de 6 navios por ano, o que demandará a movimentação de duas barcaças por mês (Navios que transportaram chapa de aço, “matéria prima”, utilizado na fabricação dos navios).
A área do estaleiro abrangerá 1,6 milhões de m² e um canal de acesso marítimo ao local, em função disto se tem previsão de investimento na ordem de 2 bilhões de reais.

“Para permitir o acesso de navios ao estaleiro, será necessária a abertura de um canal através da realização de uma dragagem com cerca de 12,3 km de comprimento, 160 metros de largura e profundidade de 9 metros, o que implica em obras de dragagem de um volume da ordem de 8.750.000 m³”.


O interesse pela implantação do estaleiro em Biguaçu tira partido da facilidade logística e marítima, sendo o acesso terrestre junto à rodovia BR-101, situado a 20 minutos da capital do estado de Santa Cataria - Florianópolis e a 70 km de Itajaí (pólo naval sul).

Do mesmo modo, trata-se de uma grande área, previamente alterada pela ação do homem, que possui todas as condições técnicas para a construção de um estaleiro.

Outros fatores que influenciaram a escolha da região foram a disponibilidade de mão de obra local e os programas de incentivo do governo catarinense para a indústria náutica. Do ponto de vista da geração de empregos, a previsão inicial é de 3.500 empregos diretos na fase de implantação e 4.000 na fase de operação”.

A diretoria do CCPontal ficou exultante com a participação da comunidade, onde foi demonstrada grande preocupação quanto ao impacto ambiental, que poderá sofrer o nosso lindo Pontal com a dragagem do canal.

Disponibilizamos para download no site do CCPontal o RIMA (Relatório de Impacto Ao Meio Ambiente) elaborado pela OSX.

“O Estudo de Impacto Ambiental é necessário para a realização de qualquer obra ou atividade capaz de causar modificação no meio ambiente. É um estudo técnico desenvolvido por uma equipe multidisciplinar, capaz de avaliar as alterações que um projeto pode causar”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário