domingo, 19 de setembro de 2010

Ato público em Sambaqui contra o Estaleiro OSX Biguaçu

Depois da Daniela e de Jurerê Internacional, foi a vez de Sambaqui dizer não ao Estaleiro OSX na Baía Norte de Florianópolis. O ato iniciado às 16 horas na praia das Flores foi marcado pela instalação de bandeiras pretas em protesto contra o empreendimento, discursos de lideres comunitários e apresentação do Boi de Mamão e do Pau-de-Fita de Sambaqui.

Apesar do forte vento, dezenas de pessoas se reuniram para condenar o estaleiro que pode causar danos irreversíveis à pesca, à maricultura e ao turismo, afetando as bases sócio-econômicas e culturais das comunidades no entorno das baías de Florianópolis. A iniciativa da Associação de Moradores de Sambaqui (ABS) teve o apoio do Movimento em Defesa das Baías de Florianópolis.

Apenas um vereador, Ricardo Camargo Vieira, prestigou o evento. O próximo passo será a realização de uma manifestação no Centro de Florianópolis, antes das eleições, visando incluir o tema no debate eleitoral - até o momento o empreendimento não foi discutido por nenhum candidato, partido ou coligação. (C. M.)

Fonte Sambaquinarede2.blogspot.com

Um comentário:

  1. Eu moro no sul da ilha, porem sou totalmente contra a instalação desse Estaleiro em Biguaçu, tenho certeza que será uma tragédia ambiental local. Acontece algo parecido no litoral do Paraná devido ao Porto de Paranaguá, hoje o litoral paranaense está falido e com o valor dos imóveis super desvalorizados. Na praia do Pontal do Sul por exemplo, onde os navios passam não tem mais como tomar banho, pois existem várias pedaços de petróleo e sujeira dos navios pela praia e no mar. É uma triste imagem e isso pode acontecer aqui também, com certeza, se esse Estaleiro for construido.

    11 de outubro de 2010 18:58

    ResponderExcluir