sábado, 20 de novembro de 2010

Parabéns!!!

PARABÉNS!!!

Parabéns a todos que se envolveram, que se esforçaram, que dedicaram seu tempo e energia para lutar por aquilo em que acreditam, de consciência limpa, de coração puro e com boa intenção de acertar naquilo que consideram mais justo ecológica e socialmente para todos.
Parabéns pela vitória emblemática das associações comunitárias organizadas e dos professores e pesquisadores das universidades locais contra a proposta "non-sense" da instalação de um "Estaleiro de Petroleiros" na Baía Norte da Ilha de Santa Catarina, um mega-empreendimento industrial poluidor que, contrariando a vocação natural da Grande Florianópolis para o terceiro setor (serviços, cultura, administração pública, turismo e hotelaria, informática, educação universitária e todas as ocupações ligadas ao meio ambiente), ameaçava acabar com diversas espécies marinhas e com o trabalho e o emprego de dezenas de milhares de pescadores, maricultores, profissionais da área do turismo e hotelaria do norte da Ilha e região, com consequências danosas de longo prazo na mudança do perfil de toda a região.
Essa é uma vitória, acima de tudo, da Vida, uma vitória do bom senso. Pois se 65% da Ilha de Santa Catarina é área de preservação ambiental, tendo 42 praias propaladas pelas agências de turismo e viagens, sendo que a área em questão envolve, por estudos aprofundados anteriores, três áreas legalmente definidas como reservas ecológicas, propor a implantação de uma mega-indústria com todos os impactos ambientais poluidores intrínsecos, seria, no mínimo, contraditório com tudo que culturalmente vem sendo construído na região, e o engraçado somente seria possível pela via do sarcasmo.
Essa conquista das comunidades organizadas e esclarecidas não é pontual, mas histórica, pois certamente servirá de referencial para outras tentativas futuras de impor um modelo de desenvolvimento que já ficou no século passado, pois não busca agregar a sabedoria local das comunidades e cientistas da região envolvida, não oportunizando a construção conjunta de uma solução que, no mínimo nas intenções, busca atender a todas as partes interessadas, em especial, os atuais moradores e trabalhadores da região.
Parabéns novamente a todos, como todos os desafios que enfrentamos na vida, essa foi mais uma grande oportunidade de conhecer pessoas maravilhosas e descobrir grandes virtudes em outras já conhecidas!
Um grande abraço, Adolfo

Um comentário:

  1. Amigos, concordo com os parabéns coletivos, com a chamada para celebração (embora merecesse uma celebração real, cara a cara e catártica depois de tantos meses de tensão e luta desigual), etc... mas temo que isso anestecie e desmobilize no curto prazo e bem no meio dessa queda do diálogo entre as partes interessadas volte a surgir alguma "novidade" como foi a tramitação overnight do estaleiro pela Fatma em dezembro passado, lembram? Não seria o momento de fazer uma reunião horizontal entre todos os engajados para fazer balanço, ver como capitalizar essa vitória e antecipar os possíveis próximos conflitos?
    Fabian da Daniela

    ResponderExcluir