quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

PARADIGMAS



Paradigma (do grego parádeigma) literalmente modelo, é a representação de um padrão a ser seguido. É um pressuposto filosófico, matriz, ou seja, uma teoria, um conhecimento que origina o estudo de um campo científico; uma realização científica com métodos e valores que são concebidos como modelo; uma referência inicial como base de modelo para estudos e pesquisas.
O conceito originalmente era específico da gramática, em 1900 o Merriam-Webster definia o seu uso apenas nesse contexto, ou da retórica para se referir a uma parábola ou uma fábula. Em lingüística, Ferdinand de Saussure (1857 - 1913), utiliza o termo paradigma para se referir a um tipo específico de relação estrutural entre elementos da linguagem.
Thomas Kuhn (1922 — 1996), físico americano designou como paradigmáticas as realizações científicas que geram modelos que orientam o desenvolvimento posterior das pesquisas na busca da solução para os problemas por elas suscitados.
Hoisel, 1998, Nos mostra como o modelo pode ser compreendido como um conjunto de "vícios" de pensamento e bloqueios lógico-metafísicos que obrigam os cientistas de uma determinada época a permanecer confinados ao âmbito do que definiram como seu universo de estudo e seu respectivo espectro de conclusões admitidas como plausíveis.
Heisenberg: “O que vemos não é a natureza em si, mas a natureza submetida ao nosso modo peculiar de interrogá-la.”
Se os nossos modelos podem se constituir talvez de vícios de pensamentos, resta a nós, que estamos no terceiro milênio, no século XXI, substituir, elevar ou derrubar os paradigmas que tem feito parte de nossa cultura.
Fonte: wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário