terça-feira, 20 de abril de 2010

Instalação do estaleiro preocupa a comunidade


Tendo em vista a preocupação da comunidade com a instalação do Estaleiro em Biguaçu, o Conselho Comunitário Pontal do Jurerê organizou a reunião do dia 19 de abril de 2010, convidando o Instituto Chico Mendes “ICMBio” para apresentar, as informações técnicas e científicas sobre os impactos ambientais que a região sofrerá com este empreendimento. Estiveram presentes também representantes de outras associações, como a de Sambaqui e Jurerê.

Segundo o dirigente do ICMBio, Apoena Figueiroa, a implantação do estaleiro em Biguaçu provocará grandes impactos na Baía Norte de Floripa, bem como as praias vizinhas.

- Destruição do habitat (golfinhos e espécies ameaçadas);
- Biodisponibilização de arsênio;
- Poluição por componentes tóxicos de tintas Anti-incrustantes;
- Derramamento de óleo;
- Aumento de turbidez da água;
- Risco de introdução de espécies exóticas – com a água de lastro;
- Problemas de erosão costeira;
- Prejuízo a maricultura, pesca artesanal;
- Prejuízo ao setor turístico.

Esses foram os principais impactos apresentados, entre outros, pelo ICMBio.

O ICMBio apresentou o Parecer Técnico ao Ministério Público por entender que 3 unidades de conservação serão afetadas.

A comunidade elogiou muito a iniciativa do CCPontal, pois estes encontros são muito importantes, além de dar uma visão mais ampla do empreendimento e do impacto ambiental, proporciona o esclarecimento de dúvidas por intermédio de questões e debates.

Ao findar a apresentação do ICMBio e respondido os questionamentos da comunidade, a presidente do conselho passou a palavra ao srº Paulo Monteiro, diretor de meio ambiente da empresa OSX, que por sua vez apresentou a empresa e disse que o objetivo da empresa é obter as licenças da forma mais transparente possível. Por isso que a empresa vem realizando diversos encontros com as associações comunitárias.

3 comentários:

  1. olá pessoal, sou moradora da ilha, eestou indignada com este estaleiro, vamos nos unir para impedir que isso ocorra! também postei sobre o assunto no meu blog: http://moradadevenus.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Moro no MS, porém passo sempre que posso férias em Santa Cataria, morei 5 anos por aí e também me indigno com esta situação. Agora me diz...que empresa que vai pagar por uma licença ambiental que demosntre que o empreendimento não é viávem ambientalmente? Será que esta transparência será verdadeira?
    Parabéns pelo blog...vamos fazer parceria de banner?

    ResponderExcluir
  3. A Daniela já perdeu uma boa parte de sua faixa de areia com aquela obra no continente.agora mais isso?Não vai acontecer.

    ResponderExcluir