sábado, 29 de janeiro de 2011

Michio Kaku


"Em 2100, teremos os poderes de Zeus"
O físico americano Michio Kaku, de 64 anos, é professor de física teórica da Universidade da Cidade de Nova York.
Para o físico americano, em 100 anos a tecnologia dará ao ser humano o poder dos deuses gregos.
O homem do futuro acessará informações e criará novas realidades usando a mente ou um aceno das mãos.
“Falo da possibilidade de criar objetos a partir do nada.
Estou falando de matéria programável, matéria que pode ser controlada para assumir formas e desempenhar funções.
Existe nos laboratórios uma nova tecnologia chamada matéria programável. Ela se baseia na produção de chips menores que um grão de areia.
Estou falando da tecnologia de sistemas micromecânicos (MEMS, em inglês), mais especificamente de um novo ramo da MEMS chamado claytrônica. A claytrônica usa robôs diminutos como grãos de areia (clay, argila na tradução do inglês). Em cada grão, haverá um supercomputador. Os grãos terão carga elétrica positiva ou negativa. Ao controlar suas cargas, controlaremos os grãos. Por serem pré-programados, a um comando eles se conectarão uns aos outros, criando objetos. Assim, de um monte de areia surgirá um carro ou qualquer objeto tridimensional que se queira.
Eles se chamam “cátomos” (do inglês catoms, contração de “átomos claytrônicos”). Os cátomos poderão se mover, comunicar-se uns com os outros e mudar de cor. Em 2009, a Universidade Carnegie Mellon, em Pittsburgh, Ohio, realizou uma demonstração pioneira do funcionamento dos cátomos. Eles só são visíveis ao microscópio.

Tente imaginar como será nossa vida quando os “cátomos” se tornarem realidade, uma parte invisível do cotidiano. No dia em que sua mulher se cansar do sofá da sala, bastará controlar os cátomos constituintes do sofá para ele mudar de forma. Eles se rearranjarão instantaneamente. O sofá desaparecerá. Em seu lugar surgirá uma mesa. Pense nas consequências dessa tecnologia quando ela se disseminar.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário