domingo, 30 de janeiro de 2011

O meio ambiente em nossas mãos


“A natureza é inexorável, e vingar-se-á completamente de uma tal violação de suas leis.”
Com essa afirmação, o indiano MAHATMA GANDHI, no início do século 20, já especulava que a humanidade poderia sofrer num futuro bem próximo caso violasse os limites impostos pelo meio ambiente.
O que se percebe é que esse limite foi ultrapassado, e muito.
O mundo parece começar a acordar para este fato e a responsabilidade ambiental passou a não ficar limitada a apenas a esfera governamental e empresarial, mas também individual.
No Brasil, temos a maior quantidade de água doce do mundo: quase 14% de toda a reserva do planeta. Mas tratamos muito mal uma das nossas maiores riquezas.
Uma pesquisa do IBGE de 2002 revelou que 47,8% dos municípios brasileiros não coletam e nem tratam o esgoto. A sujeira vai parar nos rios.
A demanda da humanidade é 25% maior do que a oferta de recursos naturais, o que ameaça a capacidade de regeneração do planeta.
As conseqüências de nosso comportamento estão estampadas nos noticiários:
Aumento recorde da temperatura; derretimento das geleiras; elevação do nível dos oceanos ameaçando as cidades próximas ao nível do mar; desertificação; maior número de incêndios florestais; aumento da força e freqüência de tufões, ciclones e furacões devido ao aquecimento das águas dos oceanos.
No entanto, nem tudo está perdido. Ainda existem soluções. A primeira delas é a urgente retomada de consciência por parte de cada cidadão.
Para agir de forma sustentável devemos ter consciência de que nossas relações sociais atingem a realidade à nossa volta.
Evite o desperdício, reduza o consumo e recicle sempre que possível.
Ensinar isso às crianças é fundamental na construção dos hábitos das próximas gerações.
Reduzir, Reciclar e Reutilizar são os primeiros passos para grandes mudanças.
São pequenos gestos que começam em casa, se estendem ao trabalho, chegam nas empresas, no governo e ganham os holofotes do mundo inteiro.
Plante árvores. Elas são aspiradores naturais de gás carbônico. Uma árvore pode absorver até uma tonelada de CO2 por ano. Além disso, elas proporcionam sombra e amenizam a temperatura dentro das residências, o que reduz o uso de condicionadores de ar ou ventiladores.
De acordo com a consultoria Max Ambiental, uma pessoa que roda 20 quilômetros por dia num carro 1.0 movido a gasolina emite 1,87 tonelada de CO2 por ano. Para neutralizar essas emissões, precisa plantar nove árvores, a cada ano. Só uma ida e volta na ponte aérea Rio-São Paulo exige o plantio de uma árvore por passageiro.
Em quinze minutos, 280 litros de água escorrem para o ralo. Torneira aberta sem uso é água limpa que vai para o esgoto.
Alguns estudos indicam que um litro de óleo pode contaminar até um milhão de litros de água. O melhor é colocar o óleo utilizado numa garrafa de plástico, fechá-la e levá-la a um local que coleta este material, para posterior encaminhamento a entidades que usam o óleo para a produção de sabão, detergente, glicerina e biodiesel.
Arquitetos podem projetar construções ecológicas utilizando madeiras de reflorestamento, energia solar, reaproveitamento da água, tecnologia para captação de chuva, camada de terra com vegetação para diminuir o aquecimento interno, sensores de presença para iluminação, ampla ventilação (janelas), tijolos de vidro e telhas translúcidas para aproveitar a luz natural.
VAMOS TRABALHAR EM PROL DE UM MUNDO MAIS VERDE!

Nenhum comentário:

Postar um comentário