sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Carta da UFECO à Dilma

Florianópolis, 12 de Agosto de 2010

Ilma Sra Dilma Rousseff,

Candidata à Presidência da República

A União Florianopolitana de Entidades Comunitárias – UFECO, aproveita esta oportunidade para expressar a preocupação das comunidades locais com a instalação do Estaleiro da OSX na Baia Norte, no Município de Biguaçú.

A preocupação refere-se aos estudos ambientais e a tendência em minimizar os estudos técnicos realizados pelo Instituto Chico Mendes de Santa Catarina – ICMbio/SC.

A UFECO em Assembléia Geral da Entidade, aprovou uma Moção de Apoio aos estudos técnicos do ICMbio/SC, que leva em conta as características locais do meio ambiente, a localização do estaleiro com incidência em três Àreas de Proteção Ambiental – ESEC Carijós; REBIO Arvoredo e APA de Anhatomirim – Importantes criadouros naturais e fonte de sustento de centenas de pescadores artesanais.

Solicitamos que o governo Federal chame para si o licenciamento, haja vista ser área de competência do IBAMA, que seja técnico e não político e que leve em conta os diversos pareceres técnicos que não recomendam a construção do estaleiro naquela área.

A UFECO, como os demais manifestações não são contrárias ao empreendimento que consideramos de vital importância para o desenvolvimento e construção de navios tendo em vista a exploração do pré sal, porém temos séria preocupação em relação ao local escolhido para a construção do empreendimento;

Queremos que o investimento permaneça no Estado de Santa Catarina em local mais apropriado.

Solicitamos seu apoio e atenção com a sua compreensão e cientes de que possa tomar conhecimento da questão e interceder por medidas mais adequadas do ponto de vista ambiental. E de respaldo aos órgãos federais fiscalizadores como o IBAMA e ICMBIO.

Agradecemos a sua gentileza em ouvir as nossas demandas e desejamos sucesso na sua caminhada.


Atenciosamente,

Angela Maria Liuti

Presidente da UFECO

Nenhum comentário:

Postar um comentário