terça-feira, 10 de agosto de 2010

Pescadores não querem a OSX

Não queremos a OSX na Baía de São Miguel, diz pescador
Texto atualizado em 10 de Agosto de 2010 - 02h07
Vera Gasparetto
de Florianópolis/SC

O pescador André Gonçalves Goulart, 29 anos, pesca desde criança na Baía de São Miguel, em Biguaçu, na área onde Eike Batista pretende instalar o estaleiro da OSX. André é um dos líderes da comunidade, que se organiza dentro da Colônia de Pescadores Z 23. No final de semana os pescadores realizaram no mar uma manifestação contrária ao empreendimento, reunindo cerca de 40 embarcações. O jovem pescador falou ao PortoGente que não querem nada da OSX. “O que nós queremos é a baía do jeito que está para trabalhar”.

PortoGente - Qual a opinião da comunidade de pescadores de Biguaçu?
André Gonçalves
- A maioria de nós é contra. O pessoal da pesca é todo contra o estaleiro, porque cavando o criador não vai se criar mais nada, o peixe e o camarão se criam na água de mangue, não no canal. Aquilo vai virar um canal, onde vai cair o esgoto do estaleiro, o metal pesado, aquela série de problemas que tem um estaleiro de fabricante de navio, a gente tem amigo que trabalha embarcado, que viaja e conta que onde tem estaleiro não se cria nada.

PortoGente - A Colônia Z 23 se reuniu para decidir a opinião dos pescadores sobre o empreendimento?
André Gonçalves
- Não. O presidente disse para cada um seguir seu caminho. Ele acha que para ele é bom o estaleiro e para nós é ruim, então cada um segue seu caminho por conta.

PortoGente - E quantas famílias serão afetadas na área da pesca?
André Gonçalves
- São 12 mil famílias na baía norte que sobrevivem da pesca. Tem bastante jovens que vivem da pesca, em primeiro lugar porque a gente gosta. Apesar de encontrar dificuldade tempo, chuva, vento, mar grosso é por que a gente gosta.

PortoGente - A OSX procurou para oferecer compensação, ajuda e benefícios pelos impactos que o estaleiro causará se instalado?
André Gonçalves
- Não, não, não. Falaram isso nas audiências, mas diretamente com o pescador ninguém falou nada. A gente soube que falaram nas reuniões, mas nunca nos procuraram.

PortoGente - Vocês aceitariam essas compensações?
André Gonçalves
- O que nós queremos é a baía do jeito que está pra trabalhar. Nós não queremos nada deles. Se a Fatma (Fundação Estadual do Meio Ambiente) e o ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) liberarem o licenciamento aí a história é outra. Eles vão ter que conversar com a gente.


Fonte: www.portogente.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário