segunda-feira, 9 de agosto de 2010

O cerco está se fechando

Diretor da OSX se irrita na terceira audiência em Florianópolis
Texto atualizado em 25 de Julho de 2010 -
Vera Gasparetto
de Florianópolis/SC

A audiência mais polêmica das três realizadas para debater o licenciamento do estaleiro da OSX aconteceu nesta quinta-feira (22), em Florianópolis, Santa Catarina, reunindo cerca de mil pessoas em Jurerê Internacional. O movimento ambiental e comunitário manifestou-se com adereços de circo, levantando cartazes contrários à instalação do estaleiro na Baía Norte de Florianópolis, onde estão localizadas três unidades de conservação federais. Quatro ônibus levaram manifestantes de Biguaçu, favoráveis à instalação do estaleiro. As diferentes visões sobre o assunto enfrentaram-se durante toda a audiência, com afirmações e perguntas contundentes de ambos os lados.

Mais uma vez o presidente da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Fatma), Murilo Flores, fez a abertura dos trabalhos e compôs a mesa com representantes da OSX e da Fatma. Várias cadeiras da mesa ficaram vazias. Os técnicos do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) estavam presentes, mas não foram chamados para compor a mesa.

O prefeito de Florianópolis, Dario Berger, não compareceu. E representantes do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) abstiveram de se sentarem à mesa. Após a apresentação do EIA-Rima da OSX, foram recebidas 99 inscrições do público.

Fotos: Suzana Pires

Paulo Monteiro, da OSX, demonstrou irritação durante toda a audiência

O diretor de Sustentabilidade de OSX, Paulo Monteiro, estava visivelmente irritado, tanto que o próprio presidente da Fatma chamou-lhe a atenção várias vezes para que não entrasse em conflito com o público, chegando a suspender os trabalhos para se acertarem. Em certo momento, Monteiro afirmou: "se não nos quiserem como vizinhos iremos embora", arrancando aplausos do público. Sobre a ausência do parecer do professor Paulo Simões Lopes, Monteiro desafiou o pesquisador a debater publicamente sua visão com a OSX.

O público presente manifestou preocupação com o impacto no turismo, na qualidade de vida das populações da Grande Florianópolis, com a topografia das praias, com a balneabilidade do mar, com vazamentos de óleo e com a possibilidade de o estaleiro vir a transformar-se num porto.


Manifestantes levaram diversas placas defendendo
interesses da comunidade de Biguaçu

Moradores de diferentes bairros de Florianópolis participaram do evento. O presidente da Associação de Pescadores Artesanais do Campeche, Valter Euclides das Chagas, disse que o estaleiro vai acabar com a biodiversidade do mar e com a pesca artesanal de toda a Grande Florianópolis.

Eduardo Lima, da ONG Montanha Viva, pediu a palavra e protocolou, na hora, pedido de anulação das audiências, devido à questão de competência da Fatma para licenciar o empreendimento, hoje sendo averiguada pelo Ministério Público Federal.

Enviado por Joe em 24/07/2010 (Florianópolis)
Site: www.seashepherd.org.br
Muito bom ver a "educação" do diretor da OSX quando tem questionamentos fortes que ele não sabe responder... Quem justifica uma destruição com outra, não sabe nada sobre progresso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário